Criar Aplicação via Portal
Visão Geral
Na StackSpot, uma Aplicação é qualquer código fonte que implementa regras de negócio ou infraestrutura como código (IaC), sendo responsável por criar e gerenciar recursos na nuvem. As Aplicações são desenvolvidas dentro dos Workspaces, utilizando ferramentas como Plugins, Stacks, Starters ou os Workflows disponíveis, que tornam o desenvolvimento e a entrega de soluções mais rápidos e simples.
Por exemplo, em um banco, uma Aplicação pode ser um sistema para gerenciar contas correntes, com funcionalidades como consulta de saldo, transferências, emissão de extratos e pagamento de boletos. Essa abordagem garante uma experiência eficiente e completa para os clientes.
Na StackSpot, você pode criar Aplicações de duas formas:
- STK CLI
- Portal StackSpot EDP
Para criar uma Aplicação, é necessário utilizar uma Stack e um Starter ou um Workflow.
A seguir, você confere o passo a passo para criar Aplicações no Portal utilizando Workflows.
Pré-requisitos
- Estar logado em uma conta StackSpot.
- Acessar um Estúdio.
- Ter uma Stack e um Starter.
- Já ter ambientes criados.
- Já ter configurado o Deployment via Self-Hosted para configurar e conectar os ambientes na Conta Cloud.
- Já ter SCM configurado (Quem faz essa configuração é a pessoa responsável por administrar sua conta).
- Caso a sua conta seja Enterprise e o administrador decida que os usuários devem gerenciar o acesso ao via PAT (Personal Access Token) de forma individual, você deve configurá-lo em 'Conexões Externas'.SCM
Se você não atender a algum dos pré-requisitos mencionados, pause este guia e acesse o link correspondente ao requisito pendente para resolvê-lo antes de continuar.
Criar Aplicação pelo Portal da StackSpot
Siga os passos a seguir:
Passo 1. Faça login no Portal StackSpot EDP;
Passo 2. Clique no botão 'Criar' e selecione a opção 'Aplicação';
-
Se a pessoa administradora da sua Conta não configurou o SCM, você não poderá continuar. Para mais informações, confira a seção Configurar SCM.
-
Se a pessoa administradora da sua Conta definiu que as pessoas usuárias devem gerenciar o acesso ao SCM via PAT (Personal Access Token) de forma individual, você deve configurá-lo em 'Conexões Externas'.
Passo 3. Selecione o Workspace onde você quer criar a Aplicação;
Passo 4. Agora, siga os passos a seguir:
- Selecione uma Stack para criar a Aplicação;
- Selecione a versão da Stack; e
- Em Selecione um Starter: você pode escolher os Starters ou Workflows. Para utilizar um Workflow, escolha as opções que tenham a tag de workflow.
Passo 5. Na tela 'Detalhes da Aplicação', informe os dados da sua Aplicação:
- Nome: o limite do nome da Aplicação é de 60 caracteres;
- Descrição: descreva sobre o que é sua Aplicação; Clique no botão ’Próximo';
Passo 6. Na tela ’Configurações' preencha todos os inputs do formulário. Os inputs podem mudar de acordo com o Workflow. Depois, clique no botão ’Próximo';
-
Durante o processo de criação de uma Aplicação utilizando um Workflow, você não pode adicionar novos Plugins a Aplicação. Mas, após a criação, você pode adicionar e aplicar novos Plugins à Aplicação.
-
Se tiver dúvidas ao preencher os inputs, consulte a documentação associada à Stack, Starter ou Workflow que você utilizou para criar a Aplicação.
-
Caso existam contextos já configurados, algumas ou todas as variáveis podem já estar preenchidas automaticamente. Para variáveis marcadas como obrigatórias, não será possível editá-las.
Passo 6.1 (Opcional) Se você configurou uma Extensão no seu arquivo workflow.yaml e, durante a criação da Aplicação, selecionou um Starter que tem Workflow do tipo create, agora você precisa preencher os campos com os dados da Extensão que deseja adicionar à sua Aplicação;
As Extensões só funcionam através do Portal da StackSpot EDP.
Passo 7. Revise as informações da sua Aplicação. Caso necessário, clique no botão 'Editar' para fazer ajustes;
Passo 8. Clique no botão 'Executar' para subir a Aplicação para o repositório.
Pronto, você criou uma Aplicação via Portal da StackSpot EDP.
- Ao criar a Aplicação pelo Portal, ela é registrada automaticamente no Workspace.
- O deploy da Infraestrutura da Aplicação só é feito neste momento caso sua organização tenha configurado o deploy via Runtime Self-Hosted.
- Você deve fazer deploy da Aplicação utilizando sua pipeline e executar o registro do deploy no Portal da StackSpot EDP. Isso permitirá acompanhar os logs dentro da tela de Atividades. Para mais detalhes, confira o processo na seção de Registro do deploy da Aplicação.
Acompanhar a execução do Workflow de criação da Aplicação
Após clicar no botão 'Executar', você será redirecionado para a tela de acompanhamento do Workflow de criação da Aplicação (Create App). Nessa tela, você pode visualizar e monitorar todos os jobs e steps do Workflow diretamente pela plataforma, como na imagem a seguir:

- Os jobs e steps são interativos e clicáveis.
- Para acessar os logs, clique em "View log" no respectivo step do Workflow.
Aprovação de Steps no Workflow
Alguns Workflows incluem steps de aprovação, que precisam ser aceitos para permitir a execução do deploy da Aplicação. Esses steps são exibidos na tela de acompanhamento do Workflow com o status "Check Approval" ou "Approval Response", como na imagem a seguir:

Como realizar a aprovação
A aprovação deve ser realizada por uma pessoa com permissão para aprovar no Workspace. Essa pessoa deve acessar a tela de acompanhamento do Workflow da Aplicação e aceitar o(s) step(s) de aprovação necessário(s).
Um Workflow pode conter múltiplos steps de aprovação, e cada step deve ser aceito individualmente para que o Workflow possa avançar para as próximas etapas.
Detalhes da execução
Após a criação da Aplicação, você pode acompanhar visualmente a execução dos passos do seu Workflow. Além dos passos visuais, um campo chamado Detalhes da execução exibe em detalhes os passos executados no Workflow.
Os passos são exibidos em forma de lista, por exemplo:
- Baixando CLI
- Instalando CLI
- Executando login na StackSpot
- ...
Caso algum passo do Workflow for suspenso, ele interrompe a exibição e continua após aprovação exibindo novamente os detalhes. Ao terminar a criação da Aplicação o campo 'Detalhes da execução' é fechado automaticamente.
Próximos passos
- Registre o deploy da sua Aplicação via pipeline.
- Gerencie e acompanhe sua Aplicação.
- Para destruir sua Aplicação, confira a seção de Destroy.