Pular para o conteúdo principal

Visão Geral

Nesta seção, você encontra a introdução de Deploy.


Visão Geral

O deploy na StackSpot EDP consiste em duas partes:

  1. Fazer o deploy da infraestrutura da sua Aplicação utilizando Runtime via Self-Hosted: o Self-Hosted adiciona ao seu Workflow as etapas para fornecer recursos de nuvem usando a orquestração do Deploy Engine com os runners da sua organização. Por enquanto, o Self-Hosted oferece suporte apenas ao serviço GitHub Actions.
  2. Fazer o deploy da Aplicação propriamente dita, utilizando sua própria Pipeline CI/CD e executar o registro do deploy na Plataforma StackSpot EDP.

Cuidado!

Caso a sua Conta se inclua nas condições a seguir:

  1. Contas Enterprise criadas antes de 2024.

O deploy ainda pode ser feito via Engine de Deploy da StackSpot EDP.

Para conferir informações sobre esse modelo de deploy, confira a seção StackSpot Deploy Engine.


À seguir confira os principais conceitos de Deploy:

Principais conceitos

Runtime

Um Runtime representa todos os recursos de Infraestrutura (computação, armazenamento, rede e segurança), necessários para executar uma aplicação em uma Nuvem.

Aplicação

Um projeto desenvolvido para resolver um problema de negócio, materializado como código-fonte em um repositório Git. As configurações do app são armazenadas no arquivo stk.yaml.

Aplicação é composta por Plugins de App e Infra.

Infraestrutura

Projeto desenvolvido para provisionar e operar recursos da Nuvem. A criação é a partir de um Plugin de Infra, diretamente para recursos de Cloud, como S3 bucket e RDS database, por exemplo.

Uma Infraestrutura é composta por Plugins de Infra.

Connection Interface

Uma Connection Interface define um conjunto de atributos necessários para se conectar a recursos de Cloud, que são provisionados durante o deploy de um Plugin. Por exemplo, uma Connection Interface pode representar o host de uma instância RDS ou o caminho de um bucket S3.

Cada Connection Interface está associada a um tipo específico (Connection Interface Type), que estabelece um contrato com uma lista de atributos obrigatórios.

Esses atributos podem ser usados como inputs em outros Plugins, facilitando a integração e reutilização das conexões.

Connection Interface Type

Um Connection Interface Type define um contrato que especifica os outputs que uma Connection Interface, provisionada por meio de um Plugin de Infraestrutura, deve seguir.

A implementação desse Plugin de Infraestrutura deve respeitar esse contrato para garantir que os recursos provisionados durante o deploy da Aplicação ou da Infraestrutura no Workspace possam ser compartilhados corretamente.

Deploy

Deploy significa implantar, disponibilizar para uso ou colocar uma Aplicação no ar. Por exemplo: transferir arquivos da sua máquina para um servidor, que pode ser um ambiente de homologação ou produção.

Na StackSpot, o deploy realizado na plataforma provisiona os recursos de infraestrutura da Aplicação no ambiente desejado. Já o deploy da Aplicação em si deve ser feito através da sua própria Pipeline.

Na StackSpot EDP, o deploy é realizado via Self-Hosted: O Self-Hosted adiciona ao seu Workflow as etapas necessárias para provisionar recursos de nuvem, utilizando a orquestração do Deploy Engine com os runners da sua organização. Atualmente, o Self-Hosted oferece suporte exclusivamente ao GitHub Actions.

Após realizar o deploy na StackSpot, você pode monitorá-lo diretamente pela plataforma, na tela de Atividades da Aplicação ou Infraestrutura. Através dessa tela, é possível visualizar logs, identificar e corrigir erros, além de realizar rollback, se necessário.

Conta na Nuvem e Provedor

Uma conta na nuvem (cloud) representa uma conta de nuvem pública, identificada por um provedor. Essa conta é apenas um registro usado para usado para identificar onde fazer o deployment de projetos de App ou Infra.

Além disso, as contas na nuvem podem ser conectadas ou desconectadas das contas do StackSpot, e anexadas ou desanexadas em um ou mais ambientes dentro de Workspaces.

Atualmente, o provedor suportado pela StackSpot é: aws.

Run e Tasks

Uma run representa qualquer uma operação executada em Deploy Engine, como um deploy, destroy ou rollback, por exemplo. Cada run é feita de forma assíncrona e retorna um ID que pode ser usado para verificar o próprio status posteriormente. Uma run é composta por um conjunto de tasks.

Os tipos de run são:

  • Deploy
  • Rollback
  • Destroy

Os status são:

  • Running (Em execução)
  • Succeeded (Bem-sucedido)
  • User error (Erro de usuário)
  • Runtime error (Erro no Deploy)
  • Aborted (Quando o usuário cancela o run manualmente). Atualmente, este status é exclusivo para o runner de Self-Hosted.

Uma run task representa uma operação específica relacionada a um run. Uma run task está diretamente ligada ao deploy de Plugins.

Os tipos de run task são:

  • IAC: cria uma IaC para um Plugin.
  • Deploy: faz o deploy de um Plugin.
  • Destroy

Os status do run task são:

  • Pending (Pendente)
  • Ready to run (Pronto para o run)
  • Running (Em execução)
  • Succeeded (Bem-sucedido)
  • Failed (Falhou)
  • Internal Error (Erro interno)
  • Aborted (Abortado)

Próximos passos

Agora que você teve uma visão geral de Deployment na StackSpot, siga para a configuração inicial, provisionamento e operação de Aplicações em Cloud.