Pular para o conteúdo principal

Configurar Workflow

Nesta seção, você encontra os passos para configurar o Workflow em uma Conta.


O que é Workflow

Você pode configurar Workflows na sua Conta. Eles definem a ordem na qual as Actions são executadas com base nos processos que o desenvolvedor executa no Portal StackSpot, por exemplo, Criar App ou Criar Infra. Em outras palavras, um Workflow define as Actions que precedem e sucedem a execução de cada um desses fluxos.

Actions são uma estrutura que dão inteligência para scripts executarem automações de forma local. Você pode usá-las para automatizar processos burocráticos da sua organização, por exemplo.

Você também pode publicar e distribuir as Actions na sua organização para que todos sigam o mesmo tipo de processo da automação que a Action executa. E, ao configurar Workflows na sua Conta, você consegue definir a ordem em que essas automações irão acontecer.

É possível configurar Workflows para os seguintes processos:

  • Criar App;
  • Criar Infra; e
  • Criar API.
Exemplo

Quando uma pessoa desenvolvedora usa uma Stack para criar uma Aplicação, o Workflow da Stack determina as Actions que serão executadas.

Na StackSpot, você pode configurar Workflows padrão para toda a sua Conta, ou seja, todas as Stacks criadas irão utilizá-lo como norma.

Mas você também pode configurar Workflows para Stacks específicas. Dessa forma, estas Stacks não utilizarão o Workflow padrão da Conta.

Atenção
  • Só é possível criar um único Workflow para Create API;
  • As Actions que irão compor os Workflows não precisam estar vinculadas a Stacks específicas, basta fazer parte de algum Estúdio com visibilidade configurado para Conta toda.

A seguir, confira como configurar um Workflow:

Os passos a seguir são feitos no Portal da StackSpot.


Pré-requisitos

Configurar um Workflow

Importante saber:

Ao configurar um um Contexto para seu Workflow, você define valores de inputs para as Actions dentro desse Workflow. Esses valores serão os padrão para todos que utilizarem o Workflow, independentemente de serem mandatórios ou opcionais.

Você pode definir contextos de Workflow em três níveis:


  1. Conta;
  2. Stack na Conta;
  3. Stack no Workspace.

Ao definir um input como mandatório para uma Action no seu Workflow, todas as Stacks e Workspaces que usam esse Workflow devem seguir essa regra. Mas, inputs não mandatórios ainda podem ser alterados.

Se alguém definir um input de uma Action do Workflow como mandatório em uma Stack específica, esse input não poderá ser modificado no Workspace que a utiliza. E se o Administrador do Workspace definir um input diferente como mandatório, todos no Workspace deverão seguir os inputs mandatórios definidos na Conta, na Stack e no Workspace, sem possibilidade de alteração.

Saiba mais:

Passo 1. Faça login no Portal StackSpot EDP e clique em 'Acessar Conta';

Passo 2. No menu lateral esquerdo, dentro de 'Organização', clique em 'Workflow';

Passo 3. Clique no botão 'Criar Workflow' e selecione o tipo de Workflow que você quer:

  • Create App;
  • Create Shared Infra; ou
  • Create API .

Confira estes passos no GIF:

GIF mostra o Portal StackSpot dentro da seção de Workflow dentro de Gerenciamento de Conta. O mouse clica no botão Criar Workflow

O GIF está em inglês.

Passo 4. Dentro de 'Informações básicas' preencha os campos com as seguintes informações:

  • Nome: nome do Workflow, por exemplo, Workflow Default 1;
  • Descrição: escreva uma breve descrição sobre o seu Workflow;

Passo 5. Ainda em 'Informações básicas', selecione uma das opções:

  • Aplicar este Workflow como padrão para todas as Stacks: ou seja, este Workflow será a norma para todas as Stacks criadas na sua Conta;

  • Aplicar este Workflow para Stacks específicas: este Workflow só será utilizado pelas Stacks que você selecionar nesta etapa. Para escolher as Stacks, clique em 'Adicionar Stacks'.

Atenção!
  • Se você escolher uma Stack que já possui um Workflow configurado, o novo Workflow substituirá o existente.
  • Depois, você pode associar outras Stacks a este Workflow.

Clique em 'Próximo'.

Passo 6. Em 'Actions', selecione as Actions que farão parte do seu Workflow:

  • Before: são as Actions que serão executadas no início do seu Workflow, por exemplo, Create repo. Clique em 'Adicionar Actions' e selecione as desejadas.
  • After: são as Actions que serão executadas no final do seu Workflow, como Git Publish ou Register in Service Now, por exemplo. Clique em 'Adicionar Actions' e escolha as desejadas.
Informação Adicional

As Actions que compõem os Workflows não precisam estar vinculadas a Stacks específicas. Basta que façam parte de um Estúdio configurado com visibilidade para toda a Conta.

Passo 7. Em 'Contexto', você pode definir os valores dos inputs das Actions como padrão para toda a Conta e até defini-los como mandatórios. Ou seja, você pode configurar o Contexto dessas Actions a nível de Conta. Para fazer isso, siga os passos:

  1. Clique na Action que você quer configurar;
  2. Escreva os valores de cada input. Para transformar o valor em mandatório, marque a caixa 'Mandatório'. Caso você não marque a caixa, o valor será apenas uma sugestão.

Passo 8. Repita o processo para todas as Actions e clique em 'Próximo'.

Pronto! Acabou a configuração do seu Workflow. Confira todas as informações na tela de Resumo e, caso precise editar algo, clique no botão 'Editar' ao lado da seção específica.

Próximos passos