Pular para o conteúdo principal

Criar Infraestrutura com Starter Local

Nesta seção, você encontra um guia de como criar a sua Infraestrutura com um Starter local.


Para criar uma Infraestrutura você precisa escolher um Starter que contém o conjunto de Plugins que você deseja que sejam aplicados ao gerar a Infraestrutura. A Infraestrutura pode ser criada dentro ou fora de um Workspace, mas obrigatoriamente o Starter com Plugins devem estar publicados e disponíveis em um Estúdio na plataforma da StackSpot.

Para facilitar o desenvolvimento e teste das Infraestruturas, é possível criar o seu Starter localmente e utilizar Plugins publicados para criar sua Infraestrutura. Antes de criá-la com um Starter local, algumas observações são necessárias:

Atenção!
  1. Ao criar a Infraestrutura, o Starter local vai desconsiderar o Workspace. Portanto Infraestruturas criadas com um Starter local não podem ser registradas ou passarem por deploys na StackSpot.

  2. O arquivo do Starter precisa estar dentro da pasta de uma Stack.

Gerar estrutura do Starter local

Primeiro é preciso acessar a pasta de uma Stack, caso você não tenha uma Stack, confira a seção para criar uma Stack com o STK CLI

Passo 1. Criar o Starter

Dentro pasta da sua Stack, execute o comando e em seguida preencha as informações do Starter.

stk create starter

Responda as perguntas no seu terminal:

Nomeie seu starter: Digite um nome para o seu Starter Tipo: Informe o tipo do Starter, para criar uma Infraestrutura escolha o tipo 'Infra'. Você deseja iniciar um repositório git? Digite 'S' para iniciar um repositório Git ou 'N' para não iniciar o repositório Git.

Adicionar remote? Se você iniciou o repositório Git, responda 'S' para adicionar um repositório remoto ou 'N' para não adicionar o repositório remoto.
Git URL para definir como remote origin: adicione a URL do repositório remoto. Por exemplo, um repositório do GitHub. Descrição do starter: Adicione uma descrição para o Starter explicando o seu propósito.

Certifique-se de que o nome do Starter foi adicionado em seu arquivo stack.yaml.

Passo 2. Adicionar os Plugins ao Starter

Dentro da Stack, a pasta starters é criada e dentro dela o arquivo starter.yaml. A estrutura criada é semelhante ao exemplo:

/starters/starter.yaml
schema-version: v1
kind: starter
metadata:
name: local-starter-infra
description: Describe your starter explaining its purpose
spec:
type: infra
docs:
en-us: docs/en_us/docs.md
pt-br: docs/pt_br/docs.md

O Starter é minimamente funcional e você precisa adicionar os Plugins dos Estúdios que você tem acesso. Para adicionar os Plugins, utilize o padrão a seguir e adicione os Plugins que você desejar:

/starters/starter.yaml
schema-version: v1
kind: starter
metadata:
name: local-starter-infra
description: Describe your starter explaining its purpose
spec:
type: infra
docs:
en-us: docs/en_us/docs.md
pt-br: docs/pt_br/docs.md
plugins:
required:
- name: studio-slug/<plugin-name>
optional:
- name: studio-slug/<plugin-name>

Confira o exemplo a baixo:

Editor de texto com a estrutura do starter.yaml com a adição de um Plugin

Com a Stack e o Starter prontos, agora você pode seguir para a criação da Aplicação.

Criar Aplicação com o Starter Local

Execute o comando para criar a Infraestrutura informando a opção --starter, e adicione o caminho completo do arquivo do Starter:

O comando executa a criação de uma Infraestrutura com o nome 'infra-with-local-starter'. É apenas um exemplo, você pode informar o nome que desejar.

O caminho completo do arquivo do Starter é apenas um caminho de exemplo. Você deve informar o caminho completo do Starter que você criou na pasta da sua Stack.

stk create app infra-with-local-starter --starter /User/Documents/Stacks/my-stack-test2/starters/starter.yaml

A Infraestrutura será criada e os Plugins listados no Starter serão aplicados. Se desejar, consulte as outras opções para criar uma Infraestrutura: