O que é o StackSpot Workflow
Nesta seção, você encontra uma visão geral sobre o StackSpot Workflow, incluindo a sintaxe, tipos de Workflows e o seu uso.
O que é um Workflow?
Na StackSpot um Workflow é um processo automatizado e configurável que executa um ou diversos trabalhos (Jobs
). Os Jobs de um Workflow executam passos (Steps
), como executar Actions da StackSpot, aplicar Plugins e executar outros Workflows para realizarem diversas tarefas durante a criação do seu Aplicativo ou Infraestrutura.
Os Workflows são definidos em arquivos YAML e ficam disponíveis no Portal da StackSpot após serem publicados nos Estúdios. Um Estúdio pode possuir diversos Workflows, cada um para um uso específico ou de uso mais geral.
Benefícios do Workflow da StackSpot
-
Flexibilidade aprimorada: os Workflows oferecem uma abordagem mais dinâmica e customizável para definir processos de criação, superando as limitações dos Starters, que são estáticos. Isso permite que você adapte os Workflows às necessidades específicas de cada projeto.
-
Consistência no ecossistema: a introdução dos Workflows alinha o comportamento da CLI com a crescente importância dessa funcionalidade no ecossistema StackSpot. Isso garante uma experiência mais uniforme e integrada para os usuários.
-
Reutilização de lógica: Workflows encapsulam lógicas complexas, tornando-as reutilizáveis em diferentes projetos e cenários. Isso reduz a duplicação de esforços e promove a padronização de processos.
-
Clareza e simplicidade: com os Workflows, a necessidade de definir Hooks diretamente nos Plugins é reduzida. A lógica que antes era implementada em Hooks pode ser centralizada no Workflow, tornando os Plugins mais simples, reaproveitáveis e fáceis de manter.
-
Preparação para o futuro: essa mudança posiciona a CLI para suportar casos de uso mais avançados e atender às necessidades em constante evolução do desenvolvimento de software. Os Workflows são uma base sólida para futuras melhorias e inovações.
Estrutura do Workflow
Um Workflow possui um tipo que define o seu propósito. É composto por Jobs, que por sua vez são compostos por Steps.
Existem seis tipos de Workflows disponíveis:
- create: Workflow para criar Aplicações ou Infraestruturas.
- starter: Workflow para criar Aplicações ou Infraestruturas a partir de um Starter.
- deploy: Workflow para fazer o deploy de Infraestruturas.
- destroy: Workflow para destruir recursos de Infraestrutura.
- rollback: Workflow para executar o processo de rollback do deploy de uma Aplicação ou Infraestrutura.
- reusable: Workflow com Jobs genéricos, recebe inputs e gera dados de saída em seus Steps que são utilizados em outros Workflows.
Existem cinco tipos de Steps disponíveis:
- plugin: aplica um Plugin.
- action: executa uma Action.
- suspend: pausa a execução do Workflow até que alguém aprove a continuação.
- run: executa comandos shell arbitrários.
- workflow: executa outro Workflow.
Saiba mais informações sobre os tipos de Workflow e seus Steps.
Funcionamento básico de um Workflow
O funcionamento básico de um Workflow segue os seguintes passos:
- Execução dos comandos do STK CLI, que iniciam o Workflow.
- Um ou mais Jobs: para cada Job é gerado um processo. Todos os processos são executados em uma mesma máquina / runner. Os Jobs são executados em paralelo, a menos que haja dependência entre eles. Cada Job pode conter um ou mais Steps.
- Um ou mais Steps: Cada Step pode ser de um tipo diferente. O tipo do Step determina se ele executa uma Action, outro Workflow ou aplica um Plugin.
Esta página foi útil?