FAQ

Nesta seção, você encontra perguntas e respostas mais frequentes da StackSpot.

Sobre a StackSpot

As peças tecnológicas são desenvolvidas pela própria StackSpot?

A StackSpot fornece a estrutura para você utilizar as peças tecnológicas desenvolvidas pelos Estúdios nas suas Stacks (Plugins, Templates, Tasks). Sendo assim, os desenvolvedores (comunidade/enterprise) criam e compartilham as peças tecnológicas por meio da StackSpot. Além disso, as ferramentas de desenvolvimento como STK CLI, o Portal e Actions também são feitas pela StackSpot.

Eu já tenho projetos desenvolvidos, consigo utilizar a StackSpot mesmo assim?

Sim, você precisa identificar dentro do projeto existente o que seria seu Template base e os seus Plugins. Confira mais detalhes no tutorial de como Aplicar Plugin em Projeto Legado.

A custódia dos códigos são da StackSpot?

Os códigos são responsabilidades dos mantenedores (maintainers) das Stacks (repositórios git). A StackSpot sugere seguir um padrão se suas Stacks serão compartilhadas no Portal, para conseguir exibir a documentação e os Casos de Uso, presentes no seu repositório.

  • Os repositórios ficam com a StackSpot? Não, os repositórios devem estar somente no Git e o responsável é quem criou (pessoa ou organização).

Qualquer pessoa pode criar Estúdios e hospedá-los como quiser, porém para ser um estúdio homologado é preciso entrar em contato com os administradores por meio do Portal da StackSpot.

A StackSpot não faz o mesmo que o Maven ou Gradle?

Não. A Stackspot não gerencia pacotes e bibliotecas de um projeto de programação. E também não está vinculada a linguagens ou tecnologias em específico, como acontece com Maven e Gradle. O papel da StackSpot é facilitar a utilização de uma Stack de tecnologia por meio de poucos comandos em um terminal ou IDE.

A StackSpot gerencia as dependências para os meus projetos automaticamente?

Você pode incluir a instalação de dependências via scripts em Templates e Plugins, mas o gerenciamento será feito pelo gerenciador de dependências escolhido (NPM, Maven, PIP).

Eu consigo utilizar a StackSpot em um processo de CI/CD?

Sim, existem imagens do Docker que estão prontas ou você pode fazer a instalação do STK CLI na sua pipeline.

Posso hospedar o código dos Plugins em outra plataforma que não somente o GitHub?

Sim, o código dos Plugins podem ser hospedados em qualquer plataforma que utilize Git como sistema de versionamento de código fonte.

A StackSpot é compatível com alguma cloud além da AWS?

Sim, você pode criar ou usar uma Stack que utiliza outra cloud. As Stacks existentes estão utilizando a AWS.

Conceitos e uso da StackSpot

1. O que é STK CLI?

O CLI é uma ferramenta que permite a execução da jornada de um usuário que consome Stacks e dos criadores delas. O STK CLI é aberto à possibilidade de cada organização ter estúdios próprios com conjunto de Templates e Plugins de acordo com a necessidade de cada um. Confira mais detalhes na seção STK CLI

2. Quem são os estúdios?

Os estúdios podem ser organizações ou alguma pessoa que precisa criar Stacks com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de software. Confira os Estúdio disponíveis.

3. O que consigo fazer usando o STK CLI?

Você consegue importar Stacks publicadas e iniciar projetos baseados nos Templates disponíveis em cada uma delas. Esses projetos podem ser estendidos com os Plugins que adicionam novas funcionalidades e recursos para o seu projeto.

4. Qual autenticação o STK CLI utiliza?

O STK CLI utiliza a autenticação configurada no Git da sua máquina e pode também perguntar as credenciais de acesso, caso o seu repositório seja privado e a URL seja HTTP.

5. O STK CLI possui comandos para criar repositórios?

Não, os estúdios são responsáveis por definir o provedor do Git e criar repositórios vazios para seus Templates, Stacks e Plugins.

6. O que uma Stack precisa ter?

Uma Stack é composta por um Template base e que pode ser incrementado com Plugins, o objetivo é resolver algum problema específico.

7. Onde as Stacks são publicadas?

As Stacks são publicadas pelos estúdios em repositórios do Git.

8. Como os Templates são versionados?

Os Templates são versionados em um repositório no GitHub. É necessário utilizar o versionamento semântico. Para mais informações acesse a documentação.

9. Como atualizar os Templates da minha Stack?

Você pode atualizar os Templates com o comando stk update stack.Você precisa publicar uma nova tag no seu repositório ou atualizar sua branch default para o STK CLI identificar essa atualização.

10. Como criar Estúdios?

Você pode criar Estúdios via o portal da StackSpot. Confira a seção a <href=“https://stackspot.com/studios/dashboard" target="_blank”>Estúdios.

11. Como importar Stacks?

Você precisa ter o STK CLI instalado e escolher uma Stack no Portal de Estúdios, copiar a URL de uma Stack e utilizar o comando: stk import stack <URL da Stack>. Confira mais detalhes nos Guias Rápidos.

12. Como criar Stacks?

Você precisa ter o STK CLI instalado e executar o comando: stk create stack <nome-da-stack-que-você-quer-criar>. Confira a seção Quickstart

13. Como usar Stackfiles?

Você precisa já ter importado uma Stack e depois executar o comando: tk create app <NOME-DO-PROJETO> -S <NOME-DA-STACK/NOME-DO-STACKFILE>. Confira mais detalhes nos Guias Rápidos.

14. Como criar Stackfiles?

Para criar Stackfiles, primeiro crie uma pasta no repositório da sua Stack, execute o comando: stk create stackfile <nome-stackfile>, e edite o arquivo .yaml. Confira a seção Recursos Opcionais.

15. Como criar um projeto?

Importe uma Stack e depois execute o comando: stk create app <nome-do-seu-projeto> -t <nome-da-stack>/<nome-do-template>. Confira mais detalhes no QuickStart.

16. Como aplicar Plugins?

Escolha o Plugin que você quer usar e, dentro do diretório do seu projeto, execute o comando: stk apply plugin <nome-da-stack/nome-do-plugin>. Para mais informações, confira a seção Guias Rápidos.

17. Como criar Plugins?

Você pode criar um Plugin localmente, basta executar o comando: stk create plugin <nome-do-plugin>. Para mais informações, confira a seção Tutoriais.

18. Como ver os Plugins disponíveis?

Execute o comando: stk list plugin no seu terminal.

19. Como escolher uma Stack?

Você pode escolher as Stacks disponíveis no <href=“https://stackspot.com/studios/dashboard" target="_blank”>Portal de Estúdios.

20. Como escolher e aplicar um Plugin?

Você pode ver os Plugins disponíveis dentro de cada Stack, de acordo com a sua necessidade, execute o comando: stk list plugin. Para mais informações, confira a seção Aplicar Plugin.

21. Os projetos criados pela StackSpot são automaticamente notificados caso haja mudanças em minhas Stacks e Plugins?

Não, é necessário sempre verificar e atualizar o seu projeto.

22. Posso reutilizar plugins de uma dada tecnologia, como por exemplo, Javascript, em stacks diferentes de Javascript?

Sim, não há bloqueio na aplicação de Plugins em projetos.

23. Posso reutilizar os Plugins de outros Estúdios/Stacks em meu projeto criado pela StackSpot?

Sim, você precisa importar o Plugin que você deseja para o seu projeto. Mas é importante verificar se o Plugin que você quer usar está em um repositório público, porque se ele estiver em um privado, não será possível reutilizá-lo.

24. Como adicionar uma Stack nos Estúdios?

Depois de criar sua Stack, você pode adicioná-la a um Estúdio por meio do Portal. Para mais informações, confira a seção Estúdios.

25. Qual a diferença de Estúdio Community e Estúdio Enterprise?

Qualquer usuário consegue criar estúdios, porém a StackSpot oferece duas versões diferentes:

  1. Community: a versão pública onde você como usuário consegue
  • Criar um estúdio;
  • Indexar duas Stacks.
  1. Enterprise: A versão paga, onde você não tem limitação do número de Estúdios e Stacks.

Para mais informações, confira o Portal de Estúdios.

26. Como criar uma aplicação usando um Estúdio?

Confira um exemplo completo de como criar uma aplicação usando o Estúdio Mind.

27. Como criar Hooks?

Confira um exemplo completo de como criar Hooks Declarativos em vários cenários.

28. Como configurar arquivos .yaml?

Você precisa editar os arquivos .yaml para configurar Templates e Plugins. Para mais informações, confira a seção Configurar Yamls.

Leia também